"UM OLHAR COM OS DEDOS!"
|
2 |
PROJECTO
OLHAR ACTIVO
Das varias conversas formais e informais, realizadas pelos que acreditam neste projeto, em que o tema de discussão abordado foi sempre a Deficiência Visual, mais concretamente as reais necessidades sentidas, não só por estas pessoas em particular, no que
concerne a presença de barreiras arquitetónicas, mas
também pelos outros cidadãos que se debatem diariamente com a falta de actividades adaptadas a participa de deficiente visuais na área de lazer e de
convívio, quase inexistentes no nosso Concelho, Assim, concluimos que seria indispensavel agir perante tais factos.
Feito o levantamento de algumas de entre as muitas necessidades encontradas, nasceu este projeto.
Assim, de acordo com os principios orientadores do projecto, as areas onde foram assinaladas as maiores lacunas que consideramos pontos-chave na nossa
proposta são as seguintes:
- Área Social;
APRESENTACAO DOS OBJECT/VOS
Objetivo geral:
Dinamizar as áreas Social, Cultural, Recreativa e
Desportiva.
Objetivos específicos:
Neste âmbito, é nosso objetivo:
outros.
3- Desporto
A pratica de desporto, como sabemos, ~é fundamental para a saúde e bem-estar do individuo, vindo a revelar-se cada vez mais, extremamente indispensável para a nossa auto-confiança e autonomia e nesta população é mais ainda, contribuindo para uma melhor mobilidade e orientação.
Nesta área, o Grupo pretende fomentar no Concelho, estilos de vida saudável com a pratica de algumas modalidades desportivas:
a) Futebol adaptado para cegos e baixa visão.
b) Goalball
c) Atletismos
d) Natação
e) Judo, Karaté
f) Entre tantas outras.
DE QUE FORMA?
1 - A nossa intenção é promover estas e outras atividades através da criação de parcerias com Empresas e Entidades Locais ou não.
2 - Procuraremos intervir, participar e colaborar em atividades promovidas pela Comunidade.
3 - Estabelecer protocolos com Entidades publicas e/ou privadas locais, afim de obtermos maior credibilidade e importância na e para a Comunidade.
CONCLUSÃO
O grupo vai crescendo e pelo que apurãmos não existe nenhuma Entidade no Concelho que represente e apoie esta população e responda aos seus anseios. Por conseguinte, faz-nos sentido que este projeto possa ser um dos primeiros alicerces para a construção de uma ASSOCIAÇÃO forte e duradoura que o grupo se propõe fundar.
Assinam pelo grupo
Maria da Graça Santos
Sérgio Miguel Eleutério
João Ferreira